segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nova Friburgo --> Cabo Frio (a viagem começa na cabeça)

Um belo dia verifico meu e-mail e encontro uma mensagem com o seguinte título:[Re_ciclo] Serra-Mar. Imediatamente, o coração disparou; a respiração ficou mais forte, cadenciada; a graxa desandou a circular pelas veias!!!! – Isso só pode ser uma coisa: UMA NOVA ROTA PARA PEDALARMOS!!!!!


Bike route 770274 - powered by Bikemap
A rota iria de Nova Friburgo a Cabo Frio, passando por Lumiar, Sana, Rio das Ostras e Búzios, além de algumas outras cidadelas pelo caminho. Assim, percorreríamos matas, pastos, cachoeiras e restingas, terminando nas praias da Região dos Lagos; viajando por subidas, descidas e planícies em estradas de terra e asfaltadas. Isso tudo em 5 ou 6 dias. - AAAAHHHHH!!!!! VAMOS JÁ!!!!!


Logo começamos a especular sobre quais as melhores datas para a realização da empreitada; não apenas pela ansiedade para cair novamente na estrada, mas também para estrear o mais novo upgrade da magrela do Thiago: o pião Megaranger, perfeito para subidas muito fortes. Dito quem iria ou não marcamos a viagem para um período que permitiria aos demais nos encontrarem na Região dos Lagos para participar da etapa litorânea, que seria num fim de semana entre Rio das Ostras e Cabo Frio.


Para definir as rotas das viajens e passeios nós sempre utilizamos os mapas do Google (GoogleEarth e BikeMap) por permitem avaliar os ambientes e a localização dos pontos interessantes (cachoeira, triha, restaurante, camping, etc.), além da inclinação de trechos das estradas. Mas algo não se encaixava dessa vez. Os vilarejos de Lumiar e Sana não estavam onde deveriam, de acordo com o que sabíamos e isso estava dificultando o planejamento. Fuçando alguns sites descobrimos o blog do Pedal, postado por um ciclista de Friburgo que pedala por algumas das estradas pelas quais passaremos. Ele foi bastante solícito e explicou que, além dos vilarejos erroneamente localizados nos mapas (Amparo também está fora do lugar), algumas das estradas podem também estar indicadas de maneira equivocada (figura abaixo). Um exemplo é o da Estrada Velha do Amparo que está marcada como sendo a RJ-150, quando a RJ-150 está marcada como RJ-130.



Agora, com essas novas informações teremos que revisar o caminho. Enquanto isso também faremos alguns ajustes nas bikes.




Nova Friburgo --> Cabo Frio (a viagem começa na cabeça)


Nova Friburgo --> Cabo Frio (mudança de planos): agora é Rio das Ostras --> Marataízes

2 comentários:

  1. O Google... Sabia que um dia descobriria a sua fraqueza!!!

    Bjs,
    Vanessa

    PS: quando é mesmo que partimos??? hehe

    ResponderExcluir
  2. Tá chegando!!!! Temos que ver melhor como vai ser ónibus para lá!!!
    bjs

    ResponderExcluir