terça-feira, 23 de novembro de 2010

Berbela e as bicicletas recicladas

Misto de artista plástico, soldador e ciclista.

Antônio é Pernambucano, vive em Paraisópolis, uma das maiores favelas da cidade de São Paulo, onde trabalha como mecânico em uma oficina improvisada em um terreno alugado. Perseguido por um pedido de filho - que desejava uma bicicleta igual às que tinha visto no Paque do Ibirapuera - Antônio começou a trasformar a sua velha magrela. A matéria prima dessa transformação? Sucata, lixo, objetos sem serventia que encontrava na própria oficina e pelas ruas do bairro, tudo arranjado com muita criatividade e habilidade na solda. De tão exótica e chamativa, a bicicleta logo ganhou um nome - e Antônio um apelido - Berbela. Aquela seria apenas a primeira das 16 bicicletas que ele viria construir/transformar na sua pequena oficina (até agora).

Mas não só de lixo são feitas as bicicletas do Berbela. Na verdade as suas obras são caracterizadas pela mesclagem entre sucata sem valor e objetos tecnológicos modernos, como aparelhos de DVD. O resultado final é uma caricatura das nossas grandes cidades, onde os extremos contrastam sem dó. A-do-rei!


Note o adesivo "respeite o ciclista" no pára-brisa da bike. Também chamou minha atenção o bagageiro dianteiro (além do conjunto da obra, obviamente).

Fontes:
http://vidaemcronicas.blogspot.com/2010/09/o-homem-que-transforma-sucata-em-arte.html http://ecolivre.com.br/?p=1638
http://www.oguiaverde.com/?p=2649

Nenhum comentário:

Postar um comentário